segunda-feira, 20 de maio de 2013

Concentrado de limão

No Natal passado fizémos concentrado de limão para o meu avô. Foi mais um dos presentes homemade que oferecemos pelo Natal, neste caso porque é um produto que ele adora e consome todo o ano, diariamente. Mas agora com aproximação do Verão, é uma boa ideia de lembrança para qualque ocasião: para levar para um pic-nic, para oferecer aos anfitriões de um churrasco, etc.


O marido apanhou os limões no jardim dos meus pais (biológicos!) e espremeu-os. Eu segui o resto da receita, escolhi a garrafa e embrulhei!

São várias as vantagens de se oferecerem presentes feitos em casa com amor. Neste caso foi o aproveitar o excesso de limões do limoeiro, que não iam ser consumidos em tempo útil.

E a preparação de um presente pensado em família é uma excelente oportunidade de trabalho em equipa!


Fica a receita:

CONCENTRADO DE LIMÃO (XAROPE)

Ingredientes: 800 g de açúcar pilé (branco), 2,5 dl de água, 2,5 dl de sumo de limão (aproximadamente 6 limões médios), raspa de 2 limões

Espremem-se os limões e junta-se a raspa de 2, numa tigela. Reserva-se.
Num tacho, junta-se a água e o açúcar e leva-se ao lume até levantar fervura. Logo após, contam-se 5 minutos exactos. Apaga-se o lume, retira-se o tacho para o lado.
Junta-se o sumo dos limões, mexe-se bem e deita-se num frasco grande ou em vários mais pequenos. Tapa-se e deixa-se arrefecer. Quando frios guardam-se na despensa.

Notas:
- O sumo de limão, não deve ferver, para não neutralizar o valor da vitamina C. Por isso a terceira operação é feita fora do lume.
- Não necessita de frigorífico, mas no Verão pode ser mais agradável.
- Para servir, coloca-se uma ou duas colheres de sopa de xarope num copo de água, mexe-se e já está.
- Os habilidosos, podem decorar com uma folhinha de hortelã aberta até meio, ou uma tirinha de casca de limão, encaixada na beira do copo.
- Pode usar-se para acompanhar Panquecas, enxaropar Bolos, enfeitar Gelados, etc, mas com moderação pois é muito doce, ou não fosse concentrado.


P.S. - Retirei da net, não consigo repôr a fonte...

1 comentário:

PL disse...

Obrigada! Espero que sejam úteis a quem visita o blog!